30 de setembro de 2013

Quebrou o metrônomo!

Segundo o dicionário online Aulete, que costumo usar, metrônomo é um instrumento, geralmente com um pêndulo, para marcar o compasso, inventado no século XIX pelo austríaco Johann Nepomuk Maelzel (1772-1838).


É (ou era, já que tem caído em relativo desuso) um aparelho muito usado pelos músicos para ajudá-los a tocar de forma precisa (ou exata) os andamentos, até que o andamento se tornasse incorporado automaticamente ao músico, fazendo-o conhecer instintivamente o andamento e manter, sempre que necessário, um andamento constante.

Antigamente o metrônomo era um aparelho com custo relativamente alto pelo que fazia e, para usá-lo, bastava ver na partitura qual era o andamento e ajustar a posição do peso na haste do pêndulo dentro do intervalo que continha a identificação nominal daquele andamento. Assim, o "tic-tac" do metrônomo se mantinha no andamento previsto pelo compositor. Como limitação, não era possível modificar esse andamento: era o mesmo do início ao fim.  Hoje as músicas (inclusive as gravadas em estúdio) costumam basear-se numa base de andamento constante (a menos de alguns raros ritardando. Claro que isso somente poderia ser usado no estudo, porque cerceia muito a expressão: não permite mudar de andamento durante a música, exceto por curto espaço de tempo para executar fermatas ou outros modificadores pontuais (ritardando, accelerando etc).

A Wikipedia em inglês apresenta os tempos convencionais da seguinte forma:

Vagaroso:

  1. Larghissimo - muito muito lento (19 bpm e abaixo)
  2. Grave - lento e solene (20 a 40 bpm)
  3. Lento - lentamente (40 a 45 bpm)
  4. Largo - amplamente (45 a 50 bpm)
  5. Larghetto - um pouco amplamente (50 a 55 bpm)
  6. Adagio - lento e imponente (literalmente, "a vontade") (55 a 65 bpm)
  7. Adagietto - um pouco lento (65 a 69 bpm)
  8. Andante moderato - um pouco mais lento que andante (69 a 72 bpm)
  9. Andante - em ritmo de caminhada (73 a 77 bpm)
  10. Andantino - levemente mais rápido (as vezes mais lento) que andante (78 a 83 bpm)
  11. Marcia - moderato calmamente na forma de uma marcha (83 a 85 bpm)
  12. Moderato - calmamente (moderadamente) (86 a 97 bpm)

Apressado:

  1. Allegretto - moderadamente rápido (98 a 109 bpm)
  2. Allegro - rápido, apressado e brilhante (109 a 132 bpm)
  3. Vivace - animado e rápido (132 a 140 bpm)
  4. Vivacissimo - muito rápido e animado (140 a 150 bpm)
  5. Allegrissimo - muito rápido (150 a 167 bpm)
  6. Presto - extremamente rápido (168 a 177 bpm)
  7. Prestissimo - ainda mais rápido que Presto (178 bpm e mais rápido)

De imediato vemos que existem muito mais casos de andamentos vagarosos que apressados. Mas a subjetividade do significado da indicação de andamento, que depende do tipo de música, modificou bastante a correlação e interpretação das músicas. Compare as indicações acima com as existentes no link do Metronome Online (onde se pode ouvir imediatamente os andamentos em bpm). O andamento central é o MODERATO, com valores da ordem de 92 bpm.  No Metronome Online o centro do moderato é 112 bpm, o que não parece corresponder a uma caminhada exatamente calma e moderada. Pense no tic-tac do metrônomo mais como o toc-toc de um "sapato". Veja que o som está bastante apressado (ou seja, ALLEGRO).  Assim vemos a tendência, talvez devido à aceleração do estilo de vida moderno, de acelerar as antigas referências de tempo.  Ainda assim parece que o limite inferior usual gira em torno de 70 bpm, mesmo quando há uma indicação precisa de unidade de tempo registrada abaixo de 60 bpm.

Concluindo, acho que os músicos precisam revisar os conceitos de andamento.  O famoso "tempo" na música acelerou. O metrônomo nem tem mais vez, já que agora tenderia a ser usado apenas na região inferior da haste, ou seja, onde os tempos são mais rápidos.  Seria necessário fazer uma nova conversão dos andamentos, da forma como estão sendo executados por muitos músicos hoje, que é algo como o indicado abaixo:
  1. Quase parando (70 bpm)
  2. Muito lento (85 bpm)
  3. Normal (um valor fixo e constante entre 90 a 120 bpm)
  4. Rápido (acima de 130 bpm)
Embora eu não tenha feito efetivamente uma pesquisa sobre os andamentos, isso é o que se percebe das músicas e de muitos músicos atuais. Para evitar uma simplificação tamanha e um ritmo tão acelerado, pense na razão porque antigamente havia mais andamentos lentos diferenciados por indicativos de tempo que rápidos. Faço um apelo a todos que vejam a música como uma arte que precisa ser melhor apreciada. Acelerando as execuções de tudo perde-se a duração de cada nota e passa-se a ver apenas o "contorno" da música.  Conserte o seu metrônomo. A-p-r-e-c-i-e a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Free Counter
Free Counter