23 de abril de 2014

O que está acontecendo com a adoração?

Adorai e cantai hinos de louvor a Deus

Adoração não é cantar, mas é reconhecer a superioridade de Deus sobre nós (veja link). Pode ser pessoal ou coletiva, mas é preciso que se faça com o coração. Em Apocalipse 5:11-12 bilhões de anjos, animais e anciãos dizendo que "o cordeiro que foi morto é digno de receber o poder, riquezas, sabedoria, força, honra, glória e ações de graça". A bíblia, por diversas vezes, nos exorta a adorarmos, darmos glória, cantarmos hinos, louvarmos e bendizermos o nome de Deus.  Mas não significa que adorar é algo exclusivamente ligado a música.

Da mesma forma, o que está escrito no Salmo 150 não estabelece uma ligação biunívoca entre o louvor e a música -- e nem restringe o louvor a algo que somente deve ser feito na casa de Deus.  O conceito é muito mais profundo que isso (veja o significado de louvor neste link). O Salmo 150, resumidamente, apresenta que o louvor a Deus pode ocorrer de distintas formas:
  • no seu santuário e no firmamento
  • pelos atos poderosos e por sua grandeza
  • ao som de trombeta, com lira e harpa
  • com tamborins e danças
  • com instrumentos de cordas e flautas
  • com címbalos sonoros e ressonantes
  • tudo o que tem vida louve ao Senhor
Os principais comentaristas bíblicos (indico o software gratuito com todos os comentários bíblicos, no link) consideram que o que importa não é a lista dos instrumentos apresentada no Salmo 150 -- pois o objetivo do texto não é dizer que um ou outro instrumento pode ser usado dentro da igreja --, mas que todo homem -- e muito além disso: que "tudo o que tem vida" -- louve ao Senhor, seja numa igreja, seja junto ao trono de Deus ou mesmo em qualquer lugar. A deslumbrante grandeza da criação é visível no céu que vemos diariamente: o nosso Deus é, mesmo, muito poderoso! Tudo sempre louve a Deus.

Adorações modernizadas

Existe um vídeo que tem sido comentado e criticado (compare as práticas estranhas em relação à tradição litúrgica evangélica) relacionado à polêmica Igreja Batista da Lagoinha (ver video 1: link):

Vídeo 1.  Aonde a revolução do culto evangélico está nos levando. 

Os comentários criticando o vídeo acima variam desde os que acham que houve excesso até o extremo dos que acham que houve um ritual satânico (leia comentários do link do vídeo).  De qualquer forma qualquer cristão em busca de Deus não deve achar que o Vídeo 1 representa o interior de uma igreja num momento de sagrada reverência e adoração a Deus (mas é claro que o assunto é subjetivo e depende do grau comunhão do crente). Não parece ser atitude condizente com a Bíblia.  Nunca Cristo fez algo desse tipo, nem poderia se agradar de música desse tipo.  A música de fundo -- repare -- é rock, e muitos estão considerando isso o louvor atual com adufes e címbalos retumbantes do Salmo 150. Melhor estudar especificamente o assunto. Novamente recomendo um estudo completo e sincero de O Cristão e a Música Rock (livro do Dr Bacchiocchi disponível neste link, que trata do assunto).

Adotar música rock modificada na adoração é sintoma claro da perda do sentido do significado de "sagrado" (link). A igreja Adventista do Sétimo Dia repudia o uso de música rock ou jazz, ou ainda de músicas que se assemelhem a essas, na igreja e ainda recomenda que nem fora da igreja esse tipo de música seja ouvida por cristãos (link). Assim, fica claro que a música da igreja (i.e., música sacra) deve ser uma música especial, especialmente relacionada com música de coros e da congregação. Apenas um pequeno grupo de levitas selecionados formava o coro que cantava as músicas sagradas.

Para alcançar pessoas avessas a cultos e igrejas, existe o projeto "Nova Semente", cuja meta é apresentar uma linguagem e uma roupagem secular, relaxando exigências na casa de Deus e permitindo que cada um se expresse do seu modo.  Deste modo pode-se, ao mesmo tempo, ouvir da Bíblia e adorar a Deus.  Infelizmente, dentre outros, ocorrem dois grandes efeitos colaterais com essa implantação:
  1. o projeto acaba influenciando a igreja regular: os membros e pastores de muitas igrejas regulares acham que a forma de adorar a Deus mudou e adotam conceitos secularizados dentro do ambiente sacro do culto, provocando conflitos e mudanças na casa de Deus; e
  2. o hábito cristaliza o transitório: a referência do que é um santuário se perde e as pessoas habituadas à "adoração secular" não mais aceitam as instruções divinas, passando o relativismo a reger os pensamentos e decisões dos níveis mais baixos aos mais altos dentro da igreja, inclusive para as igrejas "regulares".
A Nova Semente introduz na IASD o momento de louvor por um grupo de louvor (um pequeno grupo de jovens que cantam com microfones em pedestais, à semelhança estética de grupos de MPB). Disposição bem conhecida da cultura musical brasileira!  Além disso colocam instrumentos de banda, que sempre foram estranhos à adoração, próximo ao lugar onde geralmente fica o púlpito.  Mas o objetivo é fazer as mentes secularizadas se sentirem "em casa". Num primeiro momento, fica uma proposta diferenciada das outras igrejas, mas com o tempo, as outras igrejas começam a buscar a fórmula de sucesso (popularidade e prosperidade) e, assim, a secularização adentra a igreja e muda os costumes.  

Uma evolução por etapas

Veja como a nova proposta está modificando o tradicional e a realidade atual de quem busca uma pura, perfeita e solene adoração é a total falta de opção! Tente encontrar na internet um vídeo solene de um culto de adoração: é muito difícil!  A tradicional igreja católica tem evoluído e se modernizado.  O vídeo 2 apresenta um raro ambiente que bem ilustra o que é um ambiente propício à adoração pela música.

 
Vídeo 2.  Música religiosa com coro, orquestra e solo. 

Repare que não há microfone para o coral e nem encostado na boca do solista. Não há gesticulações nem do solista nem coreografia do coro e há um total equilíbrio entre solista, coro e orquestra. Não há agressão aos ouvidos e a música é suave e agradável... um cheiro suave.  Era assim que deveríamos estar: era nessa direção que outrora caminhávamos! 
A proposta de que Deus não vai fechar os ouvidos para o louvor sincero, mesmo com a mudança global que ocorreu nos últimos séculos, em que a música secular com novos ritmos, novos instrumentos e novas tecnologias permitiu que uma nova realidade rompesse com a tradição litúrgica de outrora, deve ser analisada com muito cuidado. Deus nos ama e aceita o louvor feito com o coração... mas continuamos obrigados a examinar as escrituras e Deus continua não aceitando a "oferta de Caim".  O vídeo 3 é um novo formato, já com a proposta de atualização que dominou todos os meios evangélicos do mundo ocidental e apenas um pequeno grupo de cristãos tradicionais insistem no resgate do conceito tradicional e fundamentalista do padrão litúrgico dos cultos. 

Vídeo 3.  Louvor atual de todas as igrejas evangélicas (do mundo). 

O vídeo 4 pode ser um momento de descontração, mas não há justificativa em misturar ritmo irreverente com letra de louvor a Deus, mesmo que com a alegação de simples entretenimento.  Embora Deus seja amor, a Bíblia trata sempre com muita solenidade e seriedade o assunto e exige atitude e postura retas. O objetivo deste post não é o de julgar, mas o de fazer com que os membros das igrejas evangélicas pensem muito no que está acontecendo.  Comparem, estudem, orem e pensem se é isso o que Deus quer de nós e da nossa igreja.  Os líderes precisam refletir e buscar uma reforma para o realinhamento da direção (na qual uma vez já estivemos).
Vídeo 4.  Irreverência perante Deus.

O vídeo 4 é uma consequência natural e considerado aceitável pelos que frequentam o ambiente desse projeto.  Vários fatores contribuem para essa permissividade: o uso da bateria com o ritmo rock, a aceitação de melodias e ritmos dançantes, o uso de guitarras e pedais de forma inadequada e o dia-a-dia em contato com os grupos de louvor seduzem o homem pela música.

A dança

Davi dançou. Isso não significa que podemos dançar. Quem era Davi? Homem de guerra. Matou, mas não devemos matar. Dançou (estava fora do templo, usou estola sacerdotal e despiu-se, cf. link), mas não foi imitado por seus sucessores, e a dança não deve ser praticada na igreja.

O motivo do afastamento

O projeto da Nova Semente propõe adaptar o culto à realidade pós-moderna, ou seja, à evolução cultural e aos valores seculares atuais. A igreja vai poder falar a mesma linguagem do mundo para levar o mundo ao conhecimento de Deus. Mas essa adaptação não tem um real amparo bíblico e, na verdade, o projeto está, indiretamente, fazendo com que a Igreja Adventista se modifique e se aproxime de todas as outras igrejas -- e, em especial, daquela do vídeo acima. A proposta é de usar música ("rock-gospel") de qualidade com pregações feitas por excelentes pregadores (pastores eloquentes e profundos), num ambiente de música e práticas que flexibilizam a realidade do mundo.  O aparente "grande negócio" é, na verdade, um projeto (não-bíblico) flexível em todos os aspectos dos cultos (i.e., programas-show), inclusive na música rock-total (veja link).  Um dos efeitos colaterais é a imitação pelas outras igrejas adventistas "não-secularizadas", misturando os conceitos e trazendo confusão e discórdia na igreja.

Conclusão

Volto à pergunta inicial: o que está acontecendo com a adoração?  Respondo: o mesmo que acontece com a música, só que com a música podemos ver mais facilmente: secularização.  Pensemos melhor na direção que estamos tomando.  Poderemos um dia perceber que estamos indo no sentido errado, mas será tarde demais para anular os efeitos nocivos.  Quando a IASD estiver tal e qual todas as outras evangélicas com músicas gospel idênticas, então será muito mais difícil corrigir a geração que só conheceu essa nova realidade!  A adoração é algo para Deus.  Não vamos dar a Deus o que o homem quer, mas o que Deus quer. Vamos buscar na fonte e descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Free Counter
Free Counter