15 de setembro de 2009

Apresentação em Diadema

O coral apresentou-se numa igreja em Diadema, em São Paulo. O video da apresentação está colocado no link abaixo.

A apresentação foi boa porque cada corista estava bem seguro de sua parte. Quando há insegurança a coisa é diferente. Mas cada um deve buscar sempre aprimorar o nível que atingiu. Eu diria que a primeira coisa que se pode fazer é observar o que existe. Existe um grupo muito determinado a cantar, com condições vocais para cantar, afinado e dedicado. Existe também uma estrutura muito sólida, com uma diretoria ativa.

Antes de mais nada, se algum dos coristas me pergunta, digo logo que está muito bom o trabalho. Mas eu sou perfeccionista e, como tal, não estou autorizado a dizer que não falta mais nada. No céu não faltará nada. Para mim, até o "Mormon Tabernacle Choir" tem o que melhorar. Então aos ossos do ofício: o que podemos melhorar.

Vou dividir em pontos os principais aspectos que estarmos trabalhando até o final de 2009:
  1. Aumentar o fôlego para dar continuidade ao fraseado da música (não respirar no meio das frases);
  2. Cantar cada música com a expressão adequada ao que se deseja transmitir (não parecer bravo ao dizer que é feliz nem parecer feliz ao dizer que Cristo sofreu muito);
  3. Olhar sempre para o regente (cada um "verifique-se" no video acima);
  4. Seguir exatamente o que está sendo pedido pelo regente (razão porque existe regente);
  5. Abrir a boca ("verifique-se" novamente) na horizontal, todas as bocas precisam estar em sincronismo;
  6. Uniformidade ao iniciar e terminar as frases, aguardando o corte do regente;
  7. Fazer o fraco fraco, o forte forte, o rápido rápido, o lento lento, e toda a dinâmica ensaiada ou solicitada na hora pelo regente;
Além disso, os vocalises são necessários para fazer com que o coral melhore sua sonoridade, conseguindo cantar com a voz cada vez mais empostada (situada no lugar conveniente para os órgãos fonadores poderem dar boa emissão), mais apoiada (administrando-se a entrada e saída do ar) e aprendendo a obedecer a regência.

Comentários, por favor.

Um comentário:

  1. Concordo inteiramente com o "Capitão" Fred. Nossas vozes têm evoluído bastante desde o início da jornada. Mas... precisamos evoluir. Eu mesmo preciso melhorar muito meu fôlego atentar também nas conexões de fala e linguagem corporal. Muitas vezes exprimo mal a intenção de que canto, sem contar o fato de que eu canto de praticamente de boca fechada! Mas concordo principalmente que todo o coral tenha mesmo que se coligar com o regente para que a obra-prima seja manifestada através do nosso louvor a Deus e cravar nos corações ouvintes a mensagem celestial. Para que o Coral tenha êxito termos que convocar ajuda celeste todos os momentos para que não sejamos desamparados e como família unamos nossos corações numa mesma canção. Fica aqui meu apoio e prontidão para as ordens do nosso condutor!

    ResponderExcluir

 
Free Counter
Free Counter