23 de fevereiro de 2010

Para que serve o maestro?

Sobre a origem e necessidade do maestro:
  • O que nós chamamos de "maestro" é denominado "Konzert Meister" na Alemanha e "Concert Master" na Inglaterra (significa mestre do concerto).
  • Não havia maestro antes do romantismo: os pequenos grupos se entreolhavam e analisavam dinâmica e entradas.
  • No período barroco e clássico era necessário que um músico, o mais visível, conduzisse a orquestra.
  • Para marcar o tempo e o grande grupo saber o tempo começou-se batendo um bastão no chão.
  • O ruído das batidas no chão foi substituído por braços, mãos ou partituras enroladas (em forma de tubo) para os músicos verem.
  • O compositor Weber substituiu o rolo de partitura pela batuta, e hoje temos o maestro, ou seja, o mestre do concerto.
  • O maestro não é necessário quando um grupo é muito pequeno, ou seja, quando a uniformização da execução é fácil de ser obtida.
  • O maestro é o regente (dirigente musical).
  • Podemos dizer que num coral como o nosso o diretor é o equivalente ao "spalla" (ombro) = ombro direito do regente junto aos demais membros.
Veja outras curiosidades no site da OPESP.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Free Counter
Free Counter