30 de outubro de 2009

Música Faz Ficar Inteligente!

Tem gente que acha que estudar música é um luxo dispensável. Tudo bem que nem todos têm o dom de cantar, mas música é muito mais que apenas cantar... é a arte de combinar os sons. Não é preciso ser afinado para se tocar um instrumento. Também não é necessário cantar para estudar ritmo. Existem inúmeras disciplinas relacionadas a música. Para início de conversa, música hoje em dia tem relação com exatas (matemática, física, computação), com humanas (estudo dos estilos, de influências) e com biomédicas (musicoterapia). Na verdade, música é uma parte do homem. Eu acho até que os anjos dividem seu trabalho com a música.

Música é arte, é combinação, é diversão e é uma coisa séria. Muita gente tem momentos em que não faz nada... fica dormindo em casa nos finais de semana ou no fim do dia... fica buscando programas na televisão ou sai para restaurantes. Não seria muito melhor nesses momentos ficar em contato com uma arte que provoca estímulos e exige o desenvolvimento de uma parte importante e criativa do cérebro e, ao mesmo tempo, treina parte da memória, da audição, da visão, do tato e do sistema fonador. Às vezes é, assim, um importante e completo exercício.

A minha sugestão para o leitor que nunca estudou música até hoje é que pense grande. Hoje mesmo (ou amanhã) compre um violino, um trompete ou um teclado (e um para cada filho) e procure um professor de música numa das escolas de música da cidade; se não der, compre uma flauta doce. Inscreva-se num curso de música, aprenda canto, teoria, instrumento. Estude em casa todo dia um pouquinho de solfejo, leitura ritmica e métrica. Leia as músicas do hinário.
Mova-se, estude, cante, divirta-se. Música é trabalho e diversão. Seja inteligente! Desenvolva-se. Ah... ia me esquecendo... e cante em um coral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Free Counter
Free Counter